![]() |
Wandeir P Tavares (Pastor e Coach)-Foco em:
Resultado; Gestão de pessoas; Formação e
Treinamento de Equipes.
|
FONTE: www.cbmc.org.br
Aprendi
uma verdade universal sobre negócios, que todos deveriam aplicar: é mais fácil
reter clientes que atrair novos! Este princípio se aplica a empresas e
organizações com ou sem fins lucrativos. E o melhor modo de manter o que já se
tem é com excelente serviço ao cliente.
Lembrei-me
disso recentemente quando minha esposa e eu tivemos uma experiência realmente
desanimadora num restaurante do qual somos fregueses habituais. Quando
chegamos, dois membros da equipe discutiam um problema com outro colega. Ao
perceber que a conversa estava num tom alto o suficiente para ser ouvida, a
recepcionista rapidamente desculpou-se.
O
jovem que nos levou a nossos lugares era agradável, mas o que nos serviu foi
talvez o pior que já vimos em qualquer lugar. Era ríspido, não sorria, parecia
desatento e nos fez sentir como se fôssemos intrusos. Não vou aborrecer você
descrevendo detalhes do serviço deficiente que nos foi apresentado, exceto para
dizer que foi a primeira vez que me lembro de ficar ansioso para terminar uma
refeição e deixar o restaurante.
Ao
contrário do que é tão comum hoje, não usei a mídia social para registrar meu
descontentamento. Ao invés disso, fui à página de serviço ao cliente do
restaurante e descrevi nossa péssima experiência. Dentro de uma hora, o gerente
nos ligou para pedir desculpas, solicitar mais detalhes e insistir em “reparar
as coisas”, nos enviando um vale para uma nova refeição. Aquilo me pareceu bem
razoável, mas semanas mais tarde ainda não tínhamos recebido nada, nem notícias
do gerente ou outra pessoa do restaurante.
Assim,
não apenas recebemos um serviço deficiente, como fomos levados a pôr em dúvida
a integridade da administração do restaurante. Se você quiser um exemplo de um
péssimo serviço ao cliente, este é um. Não pensamos jamais em retornar ao
local, apesar das boas experiências do passado.
Compararia
esta experiência com empresas das quais fui consultor e onde o serviço ao
cliente era prioridade máxima. Buscavam, se possível, exceder às expectativas
dos clientes e, havendo um problema, davam ao assunto total e imediata atenção,
determinados a fazer sempre o que é correto. Como é possível fazer isso? A
Bíblia oferece recomendações que funcionam, não importa a convicção espiritual
de quem faz uso delas:
Cuide
dos outros como gostaria que cuidassem de você. Para criar uma cultura
cujo foco é o cliente, uma boa pergunta é: “Como eu gostaria de ser tratado?”
Jesus disse a Seus seguidores: “Como vocês querem que os outros lhes façam,
façam também vocês a eles” (Lucas 6.31).
Dar
é o meio mais seguro de receber o que queremos e ainda atingir nossos
objetivos. Dar,
seja materialmente ou em termos de serviço, proporciona recompensa – a
satisfação do outro, lealdade e senso de bom desempenho. “Lembrando as
palavras do próprio Senhor Jesus, que disse: ‘Há maior felicidade em dar do que
em receber’” (Atos 20.35).
Coloque
os outros em primeiro lugar. Quando
os clientes se tornam conscientes de ser objeto do melhor serviço e atenção
possíveis, mesmo além de suas expectativas, a repetição de negócios está
potencialmente garantida. “Humildemente considerem os outros superiores
a si mesmos. Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos
interesses dos outros”(Filipenses 2.3-4).
Próxima semana tem
mais!
Questões Para Reflexão ou Discussão
1. Como
cliente, você já teve uma inesquecível má experiência? Como você reagiu? Você
continua como cliente da empresa?
2. Qual
é a atitude geral da sua empresa quanto ao serviço ao consumidor? Há uma
declaração formal de seu compromisso e filosofia nesta área?
3. Você
concorda que é mais fácil reter o cliente que se tem do que encontrar e
desenvolver novos?
4. Qual
das passagens e princípios bíblicos citados significa mais para você?
Desejando
considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos:
Provérbios 18.12; Mateus 20.27-28; Marcos 10.45; Lucas 22.27; 2Coríntios 8.9;
Filipenses 2.7.
Nenhum comentário:
Postar um comentário