FONTE: Ministério RBC http://www.mensagensqueedificam.com
![]() |
Wandeir P Tavares (Pastor e Personal Coach)-Foco em:
Resultado; Gestão e Mentoria de pessoas; Formação e
Treinamento de Equipes.
|
Um dos nossos clientes de consultoria
tem seus negócios reduzidos durante o inverno. Há algum tempo, ao revisar e
avaliar o fluxo de caixa projetado para o inverno, ficou evidente que haveria
dificuldade para pagar os fornecedores dentro do prazo.
Muitas empresas em situação semelhante
optam por ignorar os fornecedores e pagar as faturas quando podem,
esquivando-se dos telefonemas de cobrança, inventando desculpas ou simplesmente
mentindo para retardar os pagamentos. Meu cliente, entretanto, queria que os
fornecedores soubessem o quanto são valorizados. Ele reconheceu o quanto eles
eram importantes para sua empresa e não queria pôr em risco seu relacionamento
com eles.
Depois de discutir as circunstâncias, reconhecendo
as dificuldades financeiras do período por vir, concordamos que uma conversa
franca era a melhor e mais atenciosa coisa a ser feita em relação aos
fornecedores. Ele declarou abertamente a verdade sobre a situação de sua
empresa, e com isso pôde acertar os termos de pagamento com os fornecedores, o
que as partes envolvidas acharam aceitável e benéfico.
Em consequência, ao invés de comprometer
relacionamentos importantes, eles foram protegidos, e mesmo fortalecidos, e
assim, quando os negócios melhoraram na primavera, tudo voltou ao normal. Não
houve necessidade de pedidos de desculpas ou justificativas. Meu cliente
compreendeu o perigo de subestimar os relacionamentos.
A forma como tratamos todos os que estão
relacionados com nosso negócio – inclusive fornecedores – também revela valores
e princípios pelos quais operamos. A Bíblia fala enfaticamente sobre a
importância da manutenção da integridade e sensibilidade para com todas as
pessoas e entidades que nos favorecem e nos servem. Eis alguns exemplos do que
ela ensina:
Esforce-se
por manter confiabilidade e retidão. Como nos recorda o ditado, a honestidade
é a melhor política, e em nenhuma parte ela é mais aplicável do que nos
relacionamentos profissionais. “Eis o que devem fazer: falem somente a
verdade uns com os outros, e julguem retamente em seus tribunais” (Zacarias
8.16).
Engano
pode causar dano irreversível. Ás vezes pode parecer conveniente torcer
ou mesmo encobrir a verdade para evitar uma situação difícil, porém quando a
verdade é revelada, isso pode danificar relacionamentos de forma que não possam
ser reparados. “Quem anda com integridade anda com segurança, mas quem
segue veredas tortuosas será descoberto”(Provérbios 10.9).
Nunca
assuma compromissos que não esteja inteiramente disposto a cumprir. Na tentativa de
segurar clientes e manter negócios é tentador dizer às pessoas o que achamos
que elas querem ouvir, mesmo que não possamos garantir o cumprimento de nossas
promessas. Falando a Seus seguidores, Jesus denunciou enfaticamente este tipo
de comportamento: “Vocês também ouviram o que foi dito aos seus
antepassados: ‘Não jure falsamente, mas cumpra os juramentos que você fez
diante do Senhor’. Mas Eu lhes digo: Não jurem de forma alguma... Seja o seu
‘sim’, ‘sim’, e o seu ‘não’, ‘não’... (Mateus 5.33-37).
Proteja
sua “linha de abastecimento”. Bons fornecedores, como bons clientes,
são indispensáveis para o sucesso de qualquer negócio. Devemos dispensar a cada
um a atenção e o cuidado apropriados e merecidos. Não se arrisque a perdê-los. “Esforce-se
para saber bem como suas ovelhas estão, dê cuidadosa atenção aos seus
rebanhos... os cordeiros lhe fornecerão roupa, e os bodes lhe renderão o preço
de um campo" (Provérbios 27.23,26).
Questões Para Reflexão
ou Discussão:
1. Quando
enfrenta o dilema de não ser capaz de pagar suas contas no prazo, você ou sua
empresa se mostram inclinados a evitar ser inteiramente sinceros com seus
fornecedores ou outros a quem devem dinheiro?
2. Por
que, em sua opinião, as pessoas relutam em ser honestas a respeito das
situações que as confrontam?
3. Qual
a importância de integridade nos negócios? Como atalhos imediatos para evitar
conversas potencialmente desagradáveis têm consequências de longo prazo?
4. Pense
em promessas ou “votos” que você fez, afirmações feitas a fornecedores e
clientes. Você já assumiu compromisso mesmo sabendo que não seria capaz de
cumpri-lo?
Desejando considerar outras passagens da
Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Provérbios 14.5; 20.25; Mateus
25.14-30; Lucas 15.1-6; Efésios 6.9; 1Pedro 5.1-3.
Nenhum comentário:
Postar um comentário