quinta-feira, 24 de abril de 2014

Ferramentas Corretas

"Kit Sucesso"SUPLEMENTO ALIMENTAR - Wandeir Pereira Tavares- 24/04/2014

.

Wandeir P Tavares (Pastor e Coach)-Foco em: 
Resultado; Gestão de pessoas; Formação e
Treinamento de Equipes.
          Aproximadamente aos meus 11 anos, meu pai me levou ao seu local de trabalho e me deu meu primeiro jogo de ferramentas. Entre os primeiros itens que ganhei constava uma enxada e uma lima de amolar. Junto com esse kit veio um sermão, que meu pai já fizera muitas vezes, sobre a importância de ter boas ferramentas, saber usá-las e cuidar delas. E ele sempre concluía com a mesma advertência:Cuide de suas ferramentas e elas cuidarão de você. 
.
          Meu pai havia sido garimpeiro e lavrador, contudo a certa altura da vida tornara-se porteiro de um condomínio. Suas principais ferramentas agora era um kit de limpeza, uma prancheta e uma caneta que ele carregava no bolso da camisa. Eram tão valiosos para meu pai quanto havia sido as enxadas, cutelos, arados e os equipamentos de garimpo em suas profissões anteriores. 
.
          Avançando através do tempo, fui adquirindo e melhorando meu kit de ferramentas para uso profissional e também doméstico. Quando fui para o ministério pastoral em 1984, gravei minhas iniciais “wpt” em cada uma de minhas ferramentas para evitar que ficassem de posse de alguém que não respeitasse o que é alheio. Ainda uso muitas delas nos dias atuais (quando não as próprias, ao menos outras similares). Como você pode concluir, aprendi as lições que meu pai tão bem me ensinou. 
.
          Hoje, como pastor evangélico e coach, minhas principais ferramentas são as Escrituras Sagradas; Livros sobre liderança e performance; o conjunto da Experiência Razão e fé. Escolhi as Sagradas Letras por mostrarem o caminho do sucesso aqui e no porvir. Temas sobre liderança e performance são meus recursos didáticos pedagógicos preferidos porque não há nada que se aproxime de sua capacidade de melhorar e modificar a performance de todo indivíduo que se dedica a prestar um serviço de excelência. Do mesmo modo que selecionei essas ferramentas, aprendi a avaliar e conserva-las para realizar meu trabalho com qualidade e valorização buscando diligente e sistematicamente compreender como usá-las nos contextos particulares do meu próximo. 
.
          Como meu pai me ensinou, "ter boas ferramentas, respeitá-las e adquirir o conhecimento e habilidades necessários para usá-las é a chave para o sucesso em qualquer área". E ao longo dos anos descobri que estes princípios se aplicam também à vida espiritual.
.
          Para seguidores de Jesus Cristo no ambiente de trabalho do século XXI, a Bíblia pode e deve ser ferramenta tão valiosa quanto um manual de apresentação de vendas, de orçamento, web site ou outro recurso de trabalho. As Escrituras proporcionam orientação e instrução ilimitadas sobre tópicos que vão desde ética e integridade, a comunicações e gestão para tomada de decisões. Caríssimos leitores, considerem o seguinte: 
.
GUIA PARA O SUCESSO: Aprendendo e se esforçando para aplicar princípios bíblicos, tanto no trabalho quanto na vida pessoal, descobrimos provados princípios atemporais para um viver bem-sucedido. “Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei (as Escrituras) e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem-sucedido” (Josué 1.8). 
.
RECURSO COM MÚLTIPLOS PROPÓSITOS: Uma das mais importantes reivindicações da Bíblia é que ela foi escrita por Deus, que orientou os escritores dos diversos livros, apresentando Sua verdade para que toda a Humanidade a seguisse em todos as áreas da vida. Ela tem valor para instruir, apontar erro, auxiliar nas mudanças necessárias e mostrar como ter vidas produtivas e cheias de significado. “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra” (2Timóteo 3.16-17). 
.
Questões Para Reflexão ou Discussão
1.    Quais as ferramentas mais valiosas que você possui? Você sabe usá-las e cuidar delas corretamente para que permaneçam utilizáveis?
2.    Como você interpreta a afirmação: “Cuide de suas ferramentas e elas cuidarão de você”? 
3.    Na minha opinião, a Bíblia é uma ferramenta muito útil para todos os aspectos da vida cotidiana, inclusive o trabalho. Qual sua opinião a respeito?
4.    Segundo Josué 1:8, como você compreende a definição para “sucesso”, em particular como o conceito é usado nos negócios e no mundo profissional?
.
           Um grande abraço de teu companheiro e servo nessa jornada terrena. Até a próxima postagem.

Fontes de Pesquisa:
1) www.cbmc.org.br
2) TAVARES, WANDEIR PEREIRA Eu, mordomo do tempo. IMECAMP; 1º Edição – 1998.
3) Liderança Ministerial-5re.metodista.org.br

Nenhum comentário: