segunda-feira, 21 de julho de 2014

Sabedoria nos Relacionamentos - Criswell

Wandeir P Tavares (Pastor e Coach)-Foco em:
Resultado; Gestão de pessoas; Formação e
Treinamento de Equipes.
          Cada pessoa que trabalha conosco é única. Cada uma é uma complexa mistura de formação, temperamento e aptidões. Neste fato está a origem da maior parte dos conflitos de relacionamentos.

          A imparidade causa todos os tipos de problemas de comunicação. Com frequência simplesmente não nos entendemos um ao outro. Podemos usar as mesmas palavras, porém, dizendo coisas diferentes.

          O gestor sábio reconhece e valoriza as diferenças existentes entre as pessoas e se relaciona com cada uma de forma diferenciada, ao invés de uniformizar sua maneira de relacionar-se com elas. Ele compreende que são necessários “ritmos diferentes para parceiros diferentes”. 

          Você gostaria de ter sabedoria para se relacionar com as pessoas? A Bíblia nos mostra as características de pessoas sábias para isso: “A sabedoria é pura... é amante da paz e cortês. Tolera o debate e está pronta a submeter-se aos outros; é repleta de misericórdia... É cordial, correta e sincera. E todos aqueles que são pacificadores plantarão sementes de paz e levantarão uma colheita de justiça” (Tiago 3.15-17 – Bíblia Viva).  Vejamos algumas maneiras para alcançar sabedoria e lidar com outras pessoas: 

Não faça concessões à custa da integridade (a sabedoria é pura) – Seja honesto. Honre suas promessas e compromissos. 

Não se contraponha à raiva do outro (a sabedoria é amante da paz) – Trabalhe pela manutenção da harmonia. Não “pise no calo do outro”. 

Não menospreze os sentimentos alheios (a sabedoria é cortês) – Você pode não se sentir como o outro se sente, mas não ignore ou ridicularize o que ele está sentindo.

Não critique as sugestões dos outros (a sabedoria tolera o debate) – Você pode discordar, mas sem ser desagradável ou intolerante.

Não chame a atenção para erros (ela é cheia de misericórdia) - Ao invés de insistir no assunto de maneira desagradável, ponha um ponto final nele.

Não disfarce sua motivação (ela é cordial...e sincera) – Seja autêntico com você mesmo. Não manobre, nem manipule. 

Questões Para Reflexão ou Discussão  
1.    Se você concorda com o autor que cada “pessoa é única”, qual deve ser a maneira correta de lidar com cada uma?
2.    Como o gestor sábio pode aplicar em sua atividade, o conceito de “ritmos diferentes para parceiros diferentes”?
3.    Alguns estudiosos têm chamado a Bíblia de “o livro dos relacionamentos”. Que acha dessa ideia?
4.    Como você encara as várias maneiras de demonstrar sabedoria nos relacionamentos propostos pelo autor?
Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Números 30.16; Mateus 7.12; Hebreus 13.2; 1Tessalonicenses5.14-15; Hebreus 13.2.

Nenhum comentário: