segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Proteja a Rota de Suprimentos - Por Rick Boxx

FONTEMinistério RBC http://www.mensagensqueedificam.com
Wandeir P Tavares (Pastor e Personal Coach)-Foco em:
Resultado; Gestão e Mentoria de pessoas; Formação e
Treinamento de Equipes.
Um dos nossos clientes de consultoria tem seus negócios reduzidos durante o inverno. Há algum tempo, ao revisar e avaliar o fluxo de caixa projetado para o inverno, ficou evidente que haveria dificuldade para pagar os fornecedores dentro do prazo.

Muitas empresas em situação semelhante optam por ignorar os fornecedores e pagar as faturas quando podem, esquivando-se dos telefonemas de cobrança, inventando desculpas ou simplesmente mentindo para retardar os pagamentos. Meu cliente, entretanto, queria que os fornecedores soubessem o quanto são valorizados. Ele reconheceu o quanto eles eram importantes para sua empresa e não queria pôr em risco seu relacionamento com eles.

Depois de discutir as circunstâncias, reconhecendo as dificuldades financeiras do período por vir, concordamos que uma conversa franca era a melhor e mais atenciosa coisa a ser feita em relação aos fornecedores. Ele declarou abertamente a verdade sobre a situação de sua empresa, e com isso pôde acertar os termos de pagamento com os fornecedores, o que as partes envolvidas acharam aceitável e benéfico.

Em consequência, ao invés de comprometer relacionamentos importantes, eles foram protegidos, e mesmo fortalecidos, e assim, quando os negócios melhoraram na primavera, tudo voltou ao normal. Não houve necessidade de pedidos de desculpas ou justificativas. Meu cliente compreendeu o perigo de subestimar os relacionamentos.

A forma como tratamos todos os que estão relacionados com nosso negócio – inclusive fornecedores – também revela valores e princípios pelos quais operamos. A Bíblia fala enfaticamente sobre a importância da manutenção da integridade e sensibilidade para com todas as pessoas e entidades que nos favorecem e nos servem. Eis alguns exemplos do que ela ensina: 

Esforce-se por manter confiabilidade e retidão. Como nos recorda o ditado, a honestidade é a melhor política, e em nenhuma parte ela é mais aplicável do que nos relacionamentos profissionais. “Eis o que devem fazer: falem somente a verdade uns com os outros, e julguem retamente em seus tribunais”  (Zacarias 8.16).

Engano pode causar dano irreversível. Ás vezes pode parecer conveniente torcer ou mesmo encobrir a verdade para evitar uma situação difícil, porém quando a verdade é revelada, isso pode danificar relacionamentos de forma que não possam ser reparados. “Quem anda com integridade anda com segurança, mas quem segue veredas tortuosas será descoberto”(Provérbios 10.9).

Nunca assuma compromissos que não esteja inteiramente disposto a cumprir. Na tentativa de segurar clientes e manter negócios é tentador dizer às pessoas o que achamos que elas querem ouvir, mesmo que não possamos garantir o cumprimento de nossas promessas. Falando a Seus seguidores, Jesus denunciou enfaticamente este tipo de comportamento: “Vocês também ouviram o que foi dito aos seus antepassados: ‘Não jure falsamente, mas cumpra os juramentos que você fez diante do Senhor’. Mas Eu lhes digo: Não jurem de forma alguma... Seja o seu ‘sim’, ‘sim’, e o seu ‘não’, ‘não’... (Mateus 5.33-37).

Proteja sua “linha de abastecimento”. Bons fornecedores, como bons clientes, são indispensáveis para o sucesso de qualquer negócio. Devemos dispensar a cada um a atenção e o cuidado apropriados e merecidos. Não se arrisque a perdê-los. “Esforce-se para saber bem como suas ovelhas estão, dê cuidadosa atenção aos seus rebanhos... os cordeiros lhe fornecerão roupa, e os bodes lhe renderão o preço de um campo" (Provérbios 27.23,26).

Questões Para Reflexão ou Discussão
1.      Quando enfrenta o dilema de não ser capaz de pagar suas contas no prazo, você ou sua empresa se mostram inclinados a evitar ser inteiramente sinceros com seus fornecedores ou outros a quem devem dinheiro?
2.      Por que, em sua opinião, as pessoas relutam em ser honestas a respeito das situações que as confrontam?
3.      Qual a importância de integridade nos negócios? Como atalhos imediatos para evitar conversas potencialmente desagradáveis têm consequências de longo prazo?
4.      Pense em promessas ou “votos” que você fez, afirmações feitas a fornecedores e clientes. Você já assumiu compromisso mesmo sabendo que não seria capaz de cumpri-lo?

Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Provérbios 14.5; 20.25; Mateus 25.14-30; Lucas 15.1-6; Efésios 6.9; 1Pedro 5.1-3.

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