sábado, 15 de fevereiro de 2014

Pastoral - Visão de Escravo - Wandeir Pereira Tavares- 15/02/2014

Sabemos através da história bíblica que quando os israelitas (o povo hebreu) saíram do Egito, estavam verdadeiramente livres, mas no coração eles continuavam com a mentalidade de escravos. No deserto eles tinham fome e a mente de escravo os fazia lembrar a comida do Egito como algo muito bom, o que lhes impedia de enxergar que Deus queria dar-lhes o melhor.
Naquele contexto de liberdade e dependência divina, Deus estava decidido a realizar um milagre por dia fundamentado no compromisso da provisão diária. Ele deu o maná para que eles pudessem se fartar (um simbolismo de vida resgatada). Mas o povo continuava com a mente de escravo e as murmurações começaram: queriam carne e Deus fez mais um milagre: "Deus levou codornizes para que o povo comesse até não aguentar mais". Neste ato de prover o seu povo, nosso Pai Celeste enfatiza o cuidado diário, apesar deles continuarem com a mente de escravos.
Por último os israelenses precisavam de água e Deus mandou Moisés falar à rocha, revelando-lhes numa linguagem figurada que o sustento para a vida viria através da rocha (que significava Jesus, em quem Deus já havia arquitetado a salvação da humanidade). Através de Jesus o povo receberia a água da salvação que levaria o nutrimento para o corpo, a alma e o espirito. A água também simbolizava que todos aqueles que confiassem e obedecessem se tornariam filhos/as (herdeiros/as); tiraria de vez a mentalidade de escravo de todo o homem.
Num olhar investigativo à travessia do povo israelense pelo deserto, vemos que o próprio Moisés se deixou ser contaminado pela mentalidade de escravo quando num acesso de ira, em vez de falar à rocha, ele bateu com seu cajado (Nm. 20:7-12), contrariando o que Deus lhe ordenara.
Que trágica ironia vemos aqui nessa narrativa bíblica, os israelenses tinham tudo para viver as mais impressionantes experiências de milagres e suprimentos de Deus mas escolheram viver com mentalidade de escravo.
Felizmente que, após todos estes milagres e atuações de Deus, alguns começaram a sair do estado de escravidão mental (um quadro anomalico crônico da maioria dos cristãos), como Josué e Calebe que, ao serem enviados para espiar a terra prometida, usaram os olhos de libertos e enxergaram as possibilidades de Deus.
Muitos anos se passaram para que aquela geração doente desse lugar a uma nova geração de libertos, quase 40 anos. Então, Israel pôde passar a ser a nação temida por todos os seus vizinhos.



UMA DECISÃO PESSOAL

               Companheiro/a caminhante, com
a visão de escravo você só consegue enxergar as impossibilidades PORQUE a sua própria esfera de atuação fica limitada te impedindo de ver a esfera de atuação de Deus. Com a visão de escravo você vive distante do que Deus preparou para você.

O inimigo das nossas almas tenta sempre torcer o que Deus diz. Satanás vem correndo e lhe oferece “o fruto proibido”. Mais cedo ou mais tarde (falo aqui de um período longo, em certos casos até mesmo décadas) você descobre que o fruto em uma bandeja de prata não é tão bom como parecia no início, no fim, tem um sabor amargo. Pesarosamente se apercebe que Deus tinha à sua disposição todo um pomar com inúmeras variedades de espécie que podia inclusive ser compartilhada com o seu próximo.

Você é do tipo que deseja algo melhor, porque sabe que o que tens é pequeno em relação ao que Deus tem pra lhe conceder mas as circunstâncias e o inimigo lhe dizem que tal sonho é impossível? - Saiba que esse estado de procrastinação tão somente te impede de correr para Jesus, abraçar as suas promessas e se deixar ser transformado pela visão de liberto/a..

Desafio-te a definitivamente crer  que o nosso Deus e Pai Celestial é extremamente SUFICIENTE e poderoso para prover e assegurar a você a continuidade de uma vida de farturas e beneficies, Ele é SUPERIOR a tudo e pode realizar milagres na sua vida. Você tem apenas que estar na esfera da dependência do Espirito em Jesus Cristo.

Muitas são as pessoas que passam anos em suas vidas dentro das igrejas, mas infelizmente não conseguem ver e crer nas delicias que Deus preparou para a sua família na terra. Lamentavelmente elas continuam vivendo uma vida de dificuldades, dores e sofrimento. Queridos leitores, nesse ponto de minha fala tenho porém que lhe alertar que muitas dessas dificuldades, dores e sofrimento não desaparecerão só porque você esteja vivendo (ou passará a viver) na esfera do Espírito Santo, o que acontecerá é que a maneira como você enfrentará a situação é que vai fazer a diferença na sua vida. Assim como o povo de Israel se tornou próspero e temido porque olhou para o Deus poderoso com uma mente liberta, esse mesmo Deus quer proporcionar uma grande diferença na sua vida.

Quer saber, abandone a mentalidade de escravo/a e comece a viver as promessas de Deus preparadas para você. Saia da esfera das impossibilidades e comece a viver um tempo novo, um tempo de verdadeira libertação e de milagres que Deus já preparou para aqueles que o amam e buscam. Viva na soberania que Deus preparou para você em Cristo Jesus. Saia da periferia da fé. Venha para o centro das grandes atuações de Deus, no nome do Senhor Jesus de Nazaré fale com ele, nosso pai Celestial te ouve e não confunde a tua voz. Voe alto!

Um grande abraço de teu companheiro e servo nessa jornada terrena. Até a próxima postagem.

7 comentários:

Unknown disse...

Muito boa palavra. Que Deus tire a visão de escravos e nos de a de libertos e transformados

Unknown disse...

O lamentável é que grande parte das pessoas ainda insistem em viver com mente de escravos e deixam de experimentar os milagres de Deus.

Wandeir & Marcilene disse...

Obrigado filho. Abençoo-te em Cristo Jesus

Wandeir & Marcilene disse...

Marci. Agradáveis são tuas palavras. Obrigado por você.

Wandeir & Marcilene disse...

Antecipo meus agradecimentos a todos que aqui deixarem seus comentários. Estamos juntos!

Unknown disse...

muito bom pastor Wandeir, inspiradoras palavras. Deus o abençoe grandemente nessa "caminhada" através do blog. que alcance corações sedentos e carenes da graça de Deus, com carinho, Josélia

Wandeir & Marcilene disse...

Olá Joselia, Graça, alegria, saúde e paz. Grato lhe sou pela apreciação. Abraço saudoso a toda tua casa. "Que o Senhor te abençoe, sempre.